Tempelschätze des Heiligen Berges Daigo-ji - Der geheime Buddhismus in Japan

A inauguracao da exposicao "Tempelschätze des heiligen Berges Daigo-ji - Der geheime Buddhismus in Japan" teve esta noite lugar na "Kunst-und Ausstellungshalle der Bundesrepublik Deutschland" in Bonn.
Pela primeira vez estao expostos na Alemanha os grandiosos tesouros do templo Daigo-ji, um dos mais antigos templos do Japao. E Bonn é a única cidade que tem a sorte de abrir as sua portas a uma exposicao de tal calibre. Devido ao elevado valor destes tesouros, no final da exposicao, dia 24 de Agosto de 2008, eles regressam imediatamente ao Japao, sem serem expostos num outro sítio.
O complexo do convento Daigo-ji fica situado no monte Kasatori no sul da antiga cidade imperial Kyoto, e é desde 1994 Património da Civilizacao Mundial da UNESCO.
A exposicao serve de introducao ao Budismo misterioso do Japao. O termo "misterioso" é a traducao à letra do Japones, e significa apenas esotérico. A metafórica estranha do Budismo esotérico ou misterioso é feita compreensível em referencia à sua doutrina, à origem da sua simbólica e ao significado dos seus rituais.
Antes da abertura da exposicao falaram: o director da "Kunst-und Ausstellungshalle der Bundesrepublik Deutschlands", Christoph Vitali, a Presidente da Camara Municipal de Bonn, o abade do Daigo-ji e o director do Bunkacho, instituicao para arte e cultura.
Ouvimos ainda música japonesa. Música essa, que me poe sonolenta.
No último concerto em Duisburg adormeci e caí da cadeira.
Summa summarum: vale a pena dar um saltada a Bonn para ver esta esplendida exposicao.

Internet: http://www.bundeskunsthalle.de/

Sugiro que visitem: "Die Gärten Kyotos im Wandel der Jahreszeiten"
fotografias de Mizuno Katsuhiko, na Japan Foundation em Colónia.

www.jki.de

Kommentare

  1. Um bom post informativo, mas a cultura oriental não é das minhas preferidas.

    Bjinho da Rita morta de um dia de trabalho

    AntwortenLöschen

Kommentar veröffentlichen