Joe Biden: quem é o "número dois" de Obama?

"Joe Biden, o senador que Barack Obama escolheu como o seu “braço direito” na corrida à Casa Branca, é considerado um orador incansável, que vence os seus opositores pela retórica, e um grande perito numa área considerada como o ponto-fraco de Obama: a política externa.
Apesar da reputação de brilhante orador, Biden já cometeu uma ou outra “gaffe”, a mais conhecida das quais se referia precisamente ao homem que agora o convidou para caminhar a seu lado até à Casa Branca. Em 2007 descreveu Obama como “o primeiro afro-americano articulado, inteligente, ‘lavadinho’ (clean) e com bom aspecto”
Biden não é alheio às contendas pela presidência dos Estados Unidos. Concorreu contra Obama para a nomeação democrata, mas acabou por desistir da corrida em Janeiro deste ano. Também concorreu à presidência em 1988, mas retirou-se depois de admitir ter plagiado um discurso daquele que na altura era o líder do Partido Trabalhista britânico, Neil Kinnock, recorda a BBC.
Biden é considerado um “tubarão” nas perigosas águas políticas de Washington, tendo subido ao Senado pelo pequeno estado de Delaware, em 1972, cargo para o qual foi eleito com 29 anos.
Liderou o Comité senatorial dos Negócios Estrangeiros por três vezes. Apesar de ter votado a favor da guerra no Iraque, foi um dos primeiros a alertar para os custos de uma operação de longa duração no país, antes mesmo da ofensiva começar. Desde essa altura advoga uma solução federal para o conflito no Iraque, promovendo a divisão do país com base nas diferenças étnicas e religiosas.
A sua relação com o tema do Iraque é igualmente pessoal, uma vez que o seu filho, Beau Biden é capitão do Exército e a sua unidade será enviada para o Iraque dentro de pouco tempo. “Ele irá... Eu não quero que ele vá”, disse Biden recentemente. “Mas também não quero que os meus netos ou bisnetos voltem lá daqui a 15 anos. Por isso é que é importante a maneira como deixamos aquilo”, acrescentou.
Biden nasceu em 1942 em Scranton, Pensilvânia, numa família de católicos irlandeses com mais três filhos.
A aproximação de Biden à classe média, devido ao facto de ter nascido numa família humilde e de Obama ainda não registar uma forte aceitação por este eleitorado, é outro dos possíveis contributos de Biden para a campanha de Obama.
A família mudou-se para Delaware, onde Biden frequentou a faculdade de Direito.
Um mês após ter sido eleito para o senado, um acidente de viação vitimou a mulher e a filha de 13 meses. Tem dois rapazes, que sobreviveram ao desastre. A sua personalidade foi também moldada com um aneurisma cerebral, diagnosticado em 1988."

No Público de hoje às 10,45 horas

Click here

Beliebte Posts