DIA DA MAE

À minha "trovoada de Maio"

Como todos os anos atrás esqueci, ou melhor, confundi as datas dos dois "Dia da Mae", a daí e a daqui. E todos os anos te zangavas. Ou recebias o meu telefonema uma semana mais cedo ou uma semana mais tarde. Este ano soube a data certa através de um blogue amigo. Que pena, nao ter tido internete todos esses anos.
Lembras-te do livro que te ofereci no "Dia da Mae"? Antigamente era a 8 de Dezembro, dia de Nossa Senhora da Conceicao. Nele escreves-te: "Este livro ofereceu-mo a minha filha, no dia da Mae, em 8/12".
Aqui vai um poema desse livro, nao é o meu preferido, mas o mais adequado para o dia de hoje.

HISTÓRIA

"Era uma vez ..."
Pois era ...
História mais bonita nao sei eu!
Ouvi-a de minha mae,
E já a avòzinha dissera
Que à sua a ouvira também ...

Era uma vez
Um anjo, um príncipe, uma borboleta,
Uma lágrima discreta
Cristalizada em dor, no mar duns olhos!

"Era uma vez ..."
Pois era ...
Mais antiga do que o mundo,
Ou antes, do que o primeiro regaco,
E as aves sulcando o espaco ...

Era uma vez
Um verme mau, repelente,
Que seduzia as rosas do jardim
E as desfolhava criminosamente!...

"Era uma vez"
Pois era ...
E brotam as palavras de mistério
Nesse lento salmear
Que a gente antegoza e espera
Das toadas de embalar ...

Era uma vez
O desejo de voo numa asa
Que achava o sol pequeno em sua brasa
E se queimou ... na chama duma vela!...

"Era uma vez ..."
Pois era ...
Comeca assim
A eterna história ...

Helena Lousada

Kommentare

  1. Mae é mae...

    ^^

    Nao conhecia a escritora.

    Rita

    AntwortenLöschen
  2. A autora foi minha professora de Geografia e História. Foi o seu único livro de poemas.
    Corria o boato de que ela gostava do Pedro Homem de Melo, e que os poemas lhe sao dedicados.
    O livro dedicou-o "à sagrada memória dos meus pais", mas o tema dos poemas é um amor infeliz.
    Visita este blogue no próximo domimgo: tenho uma surpresa!

    AntwortenLöschen
  3. Muito bonito o poema. Linda história de Amor :)

    AntwortenLöschen
  4. Vou tentar!
    Domingo parto para Roma com o Di ^^

    Mas mesmo lá, tentarei vir há internet.

    Bjinho *^

    Rita

    AntwortenLöschen
  5. Teresa, vou colocar o seu pequeno texto em post numa nova rubrica que vai ser "Adolescência... O olhar dos pais". Quanto ao comentário que refere talvez não tenha sido claro. Quando eu digo "torço o nariz" àquela perspectiva é no sentido de que não estou preocupado com isso; nós também partimos para outros povos e mundos e , apesar de questões negativas, foram mais as coisas positivas. Mas o que é certo é que há uma nova realidade na ordem mundial, e o que vai sair daí a ver vamos! Em relação ao povo chinês apenas lamento a pouco aberta que há em relação às questões dos direitos humanos, nomeadamente das mulheres e crianças. Peço desculpa de alguma má interpretação que possa ter deixado. Mas graças a Deus há pessoas atentas e nos ajudam a ver melhor as coisas.
    Hoje li o texto do "não consigo" à turma do Gui. Gostaram e o Gui ajudou com pertinentes comentários. Ele certamente lhe falará disso.
    Não sei se ainda existe o jornal que refere.

    AntwortenLöschen
  6. O texto de que falo é o que me deixou hoje em comentário.

    AntwortenLöschen
  7. Hoje coloquei um texto da professora Conceição Coelho, professora de Língua Portuguesa do Gui. Era giro deixar-lhe um comentário e pode ser em alemão que ela fala-o e escreve-o. Seria engraçado e uma surpresa. Está aqui:

    http://rucamartins-porummundomelhor.blogspot.com/2008/05/adolescncia-o-olhar-dos-pais_09.html

    Carpe diem!

    AntwortenLöschen

Kommentar veröffentlichen