O PORTUGAL FUTURO


O Portugal Futuro

O Portugal futuro é um país
aonde o puro pássaro é possível
e sobre o leito negro do asfalto da estrada
as profundas crianças desenharão a giz
esse peixe da infância que vem na enxurrada
e me parece que se chama sável
Mas desenhem elas o que desenharem
é essa a forma do meu país
e chamem elas o que lhe chamarem
Portugal será e lá serei feliz
Puderá ser pequeno como este
ter a oeste o mar e a Espanha a leste
tudo nele será novo desde os ramos á raiz
À sombra dos plátanos as crianças dançarão
e na avenida que houver à beira-mar
pode o tempo mudar será verão
Gostaria de ouvir as horas do relógio da matriz
mas isso era o passado e podia ser duro
edificar sobre ele o Portugal futuro.

Ruy Belo (1933 - 1978)

Kommentare

  1. Teresa, tu não sabes quanto significa para mim ler, hoje, e aqui colocado por ti, Ruy Belo. E eu não conseguirei, por mais palavras que seleccione, explicar-te o porquê. Hoje, eu precisava, eu preciso de Ruy Belo e não foste só tu que mo trouxeste. Por isso digo, cada vez com mais certezas, que não há coincidências, nem acasos, há encontros.
    Também faço parte destes que andam à procura de um Portugal futuro, sabendo embora que não há saltos no tempo, e que o Futuro é apenas um somatório de hojes.
    Hoje, hoje, hoje, se não mudar hoje, quando mudarei? Se não fizer hoje, quando farei? se não eu, quem? como perguntava o profeta no Antigo Testamento
    Quero continuar a crer com todas as minhas forças, mas não posso deixar de, com verdade, me sentir cada vez menos confiante. E olha que isto não tem a ver com futebol. Tem a ver com este Portugal que nós queremos ser e falta-nos a chama, a força, a perseverança, a teimosia. Falta-nos aquele elo que prendia o homem ao leme, apesar do Monstrengo, só porque tal tinha sido a ordem de D. João II.
    Um beijo de Sexta-feira, dia das minhas alegrias e melancolias também. Avó Pirueta

    AntwortenLöschen
  2. É certo Teresa,Portugal perdeu, e eu como a Teresa não temos vergonha de o dizer.Também tenho uma casa maioritariamente composta por homens e antes de casar os homens
    estavam em maioria e fui-me habituando a ver jogos e a vibrar
    com eles.
    DE QUALQUER FORMA TENHO A NOÇÃO DE QUE A VIDA NÃO É FUTEBOL.
    Acabou, e hoje já estou no mundo real com as preocupações de um mundo de um país que está mal,em que as pessoas sofrem, mas tem que haver intervalos até para ver um jogo de futebol.

    Avó, concordo consigo também eu, também nós
    queremos um Portugal melhor em todos os sectores e para toda a gente coisa que neste momento não se verifica, e esta minha luta já vem de há muito, da casa dos meus pais,altura em que tomei consciência
    de muita coisa.

    A PRIMEIRA MARCA TINHA EU CINCO ANOS APENAS, TALVEZ UM DIA ME DÊ PARA VOS CONTAR E FOI BEM DOLOROSO
    COMECEI A TER CONNCIÊNCIA POLÍTICA
    E SOCIAL MUITO CEDO, CEDO DE MAIS
    TALVEZ.
    Mas isso são outras histórias
    Beijinhos para as duas e sorrisos
    Amanhã devo ir para o Alentejo se não aparecer, já sabem o que me aconteceu e não levo computador.
    Talvez de manhã ainda tenha tempo para pôr qualquer coisa.
    Beijinhos para as duas, os meus sorrisos, os meus afectos
    Isabel

    AntwortenLöschen
  3. Portugal

    Pequenino de tamanho claro, mas que enormidade em orgulho que tenho por ele.

    Rita <3

    AntwortenLöschen
  4. Ontem, houve quem não fosse português. E infelizmente quem não o foi, foi precisamente quem colocou os outros portugueses cabisbaixos, nervosos, ansiosos, deprimidos, tristes, esgotados, derrotados.


    O espírito terá de mudar. Á alma e à força lusitana, junte-se humildade. Que era a nossa virtude antes do Euro, e passou a ser a nossa maior falha depois. Rejuvenesça-se a selecção e conquiste-se titulos.


    Aqui estaremos para os festejar!

    Diogo Hoffbauer

    AntwortenLöschen
  5. Diogo, tu, a Mariana e outros como vocês, tão generosamente lúcidos, são a coisa mais importante que Portugal tem. Porque não são derrotistas, porque acreditam, porque sabem transformar a Informação em Conhecimento e depois aplicam-no. Tenho uma Fé em vós como tenho nos meus Filhos, ou ainda mais, oporque vocês já poderiam ser meus netos. E se eu digo que as Avós são todas iguais e os Netos também, eu teria certamente muito orgulho em vos "adoptar"... Vocês são o melhor retarto do Portugal que queremos. Beijos orgulhosos para vós e por vós da Avó Pirueta

    AntwortenLöschen

Kommentar veröffentlichen